All Win - A Origem do Go Winners - Go Winners

Go Winners - Uma nova forma de pensar o processo seletivo

(019) 3375-6455
Go Winners - Uma nova forma de pensar o processo seletivo

Blog

All Win – A Origem do Go Winners

All Win – A Origem do Go Winners

Uma nova forma de pensar o processo seletivo

Por Cesar Henrique Vendrame

Bom, toda história passa a ter diversas versões quando é contada, ainda mais quando os contadores são os próprios personagens, que participaram diretamente da sua construção e têm diferentes percepções sobre o seu enredo. No caso do Go Winners, não é diferente! E a seguir, você encontrará uma das versões dessa linda história, que está apenas começando.

Comecemos a história com a “mãe” do Go Winners, a Indicação Consultoria, uma empresa que nasceu em Piracicaba no dia 05 de maio de 2010 depois de uma drástica mudança na vida de seus sócios: a demissão (inclusive, esse será o tema de uma outra história). Desde o início da Indicação, atuávamos prestando serviços estratégicos na área de Recursos Humanos. Começamos nossas atividades atendendo às demandas do mercado regional nas áreas de Recrutamento e Seleção de Executivos, Projetos de Cargos e Salários e Treinamentos Comportamentais com foco em liderança.

Pois bem, assim foi a Indicação Consultoria por 4 anos. Até que, em 2014, passamos por duas grandes mudanças na empresa: a chegada de um novo sócio e a mudança de um dos sócios para Brasília. O novo sócio era um jovem recém-formado que destoava um pouco do perfil dos outros sócios em termos de idade e experiência profissional, mas que era muito talentoso e com muito potencial. Enquanto isso, o sócio que acabara de se mudar para Brasília era o responsável pela área comercial e participava ativamente de grande parte dos projetos da empresa. Quantas mudanças, né?

Enfim, foi nesse momento, num contexto repleto de mudanças significativas e não planejadas, que percebemos a necessidade de repensar a forma como conduzíamos o nosso negócio, já que, além das mudanças internas citadas anteriormente, o mercado de Recursos Humanos também começava a sinalizar grandes mudanças globais.

Em 2015, a Korn Ferry, uma empresa global de consultoria na área Recrutamento e Seleção, adquiriu definitivamente a Hay Group, um dos grandes players globais que atuava com Cargos e Salários. Ou seja, acabava de ocorrer a consolidação de duas grandes empresas que atuavam com serviços na área de RH, sinalizando uma tendência de mudança no mercado global. Para quem leu “Quem Mexeu no Meu Queijo?”, do Dr. Spencer Johnson, vai entender o que isso significa!

Bom, voltando um pouco ao contexto de mudanças na Indicação, o jovem sócio desenvolvia um trabalho externo de voluntariado com jovens e sempre mencionava o seu desejo de trabalhar com os jovens dentro do contexto da empresa. Isso ficou na cabeça do sócio que conduzia a área comercial na época, principalmente porque, com a sua mudança para Brasília, ele pensava em como poderia expandir os negócios da empresa para o Distrito Federal.

Passados dois anos, o nosso sócio comercial estreitou o contato com o ecossistema de startups que se consolidava lá em Brasília e era formado, em sua maioria, por jovens universitários. Entendendo o contexto de contratação das startups, ele percebeu que existia uma grande carência na formação dos jovens para o mercado de trabalho, causada pela falta de preparação de suas soft skills. Por outro lado, o mercado demandava essas soft skills na contratação e, principalmente, no desenvolvimento dos jovens dentro das startups, mas elas não trabalhavam isso com eles e utilizavam métodos antigos e pouco eficientes para avaliar esse quesito, o que gerava dúvidas sobre a eficiência do processo de escolha dos melhores candidatos, até mesmo pela rapidez com que o processo era realizado.

Foi nesse momento que o Go Winners começou a ganhar forma. Em 2017, resolvemos fazer uma pesquisa de mercado para entender um pouco melhor sobre da realidade dos jovens universitário nos processos de seleção para estágio e trainee. E o resultado foi surpreendente: a maioria dos jovens sofre alguma angústia com relação aos processos seletivos, ao mercado de trabalho ou a falta de autoconhecimento.

Diante disso, no mesmo ano, elaboramos um protótipo que buscava atender a essa demanda de desenvolvimento das soft skills, e fizemos isso através da junção dos jovens e das empresas num processo de 9 dias que chamamos de All Win (Todos Ganham). Na edição piloto, tivemos uma empresa disposta a pagar para viabilizar a experiência, e aquele foi o maior motivador que poderíamos ter!

A partir daquele momento, iniciamos a busca por parceiros que pudessem nos ajudar a viabilizar toda a estrutura que precisávamos para realizar o programa, incluindo os parceiros que iriam ministrar os conteúdos que entendíamos ser fundamentais para tornar aquela experiência realmente única, conectando os jovens com eles mesmos e também com o mercado de trabalho.

Ao final da edição, convidamos 10 empresas para avaliarem o piloto e o resultado foi muito melhor do que esperávamos! A partir dali, decidimos que mudaríamos a realidade da Indicação e o All Win seria o nosso principal projeto para um futuro que entendemos que já havia começado.

Eu imagino que agora você esteja se perguntando: mas qual é o nome certo do programa, All Win ou Go Winners?

Vou te contar o que aconteceu. No projeto piloto, o nome era All Win, mas, justamente por se tratar de um projeto piloto, não consultamos se a marca já existia. Quando fomos tentar registrar, fomos informados que essa é uma marca da FIFA e, resumindo, teríamos que repensar o nome que já havíamos amado e criado uma conexão emocional muito forte.

Na ocasião, uma das hashtags que os próprios Winners usavam durante o programa era “#GoWinners” e foi a partir dela escolhemos esse nome, Go Winners, um nome com muito significado e que representa muitas mudanças e conexões.

Eu quero receber conteúdo do Go Winners

Eu quero saber mais sobre a experiência Go Winners


    Telefone

    (019) 3375-6455

    Email

    contato@gowinners.com.br