Uma nova forma de pensar o processo seletivo

Júlia Andrade

“Era 2019 e estava em um dos eventos da Empresa Júnior quando comecei a conhecer pessoas de outras universidades e ouvi falar sobre um programa de desenvolvimento que quase todos que passavam por ele, mudavam algo na sua vida. ‘É um programa de autoconhecimento, você sai entendendo muito mais sobre você e que processos seletivos são muito mais do que só processos seletivos’, era o que ouvia algumas pessoas dizerem.

Em 2020, participando do Pré – Go Winners vi que de fato os conteúdos eram acima da média e poucos meses depois, recebo a ligação “Topa fazer parte da 8° edição do Go Winners?”. Sem pensar duas vezes, já marquei no planner as datas e não via a hora de chegar o final de março.

Começamos o primeiro dia com a pergunta: “Você lembra a sensação de assistir seu filme favorito pela primeira vez?”, e a equipe do Go Winners nos desejando que aquela edição fosse única e muito bem aproveitada por nós. Com o convite de estar presente no presente, já comecei a refletir de fato o que significaria aquela semana cheia de tarefas da Universidade para entregar, mas também com a oportunidade única de viver intensamente tudo o que o programa poderia nos proporcionar.

Os aprendizados foram inúmeros. Refletir sobre qual nossa noção de sucesso, assumir e bancar nossas escolhas, viver verdadeiramente entre o risco e o controle, quais as relações de perdas e ganhos nas mudanças da nossa vida, quais nossas necessidades em um ambiente de trabalho ou em um relacionamento, ter a consciência de estar confortável na nossa pele e a grande importância da vulnerabilidade para nossa comunicação.

Dentre tantos momentos, cada dia foi importante para nossa construção durante essa edição. Conversa com CEOs, conhecer pessoas de lugares e realidades tão diferentes e ao mesmo tempo tão próximas de nós, desenvolver um projeto em um curto espaço de tempo com metodologias novas. Te deixo aqui o convite de conhecer de perto e sentir na pele cada parte do Go Winners.

Deixo aqui meu agradecimento a cada um que construiu essa experiência. A Si, nossa querida psicóloga que sempre sabia o que dizer e como nos fazer entender quais sentimentos persistiam naqueles dias, o Rogério que sempre tinha um sorriso para animar a galera, o Thiago sempre assertivo em cada fala, o César nos fazendo sair da zona de conforto, a Le com seu brilho no olho em cada ação para que o Go Winners acontecesse, o Henrique sempre ali contribuindo para que tudo desse certo, a Thais, que mesmo nos “bastidores” nos fez chegar até aqui, as empresas que fazem parte desse sonho e a todos que contribuíram para que hoje essas dezenas de jovens tenham mais claro quem são, quais seus sonhos, quais seus medos, quais seus objetivos, e o que é o Go Winners.

Quando ouvi falar em 2019 que era muito mais do que “aprender como passar em um processo seletivo”, era verdade. Muito mais do que candidatos, saímos desta jornada seres humanos melhores, jovens engajados com nossos sonhos e por ser mudança onde estivermos, a estar sempre sonhando, planejando, executando, conquistando e celebrando nossos sonhos. Afinal, confiar no processo é todo dia e ainda bem que o Go Winners existe para nos ensinar isso.”

Júlia Andrade, Winner da 8ª edição – UFSCAR – Engenharia Agronômica

Link para o WhatsApp